jacotei

buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ela explica que as alunas fazem uma aula de balé clássico, com barra (ferro ou madeira colocada horizontalmente na parede, onde se apóiam) e centro, além do uso das sapatilhas de pontas. Se necessário, fazem uma variação de repertório (pequena coreografia de grandes balés). Há ainda a avaliação física e a entrevista.


Sabrina Seibel/Divulgação
Bailarinas participam de audição no Festival de Dança de Joinville,  em Santa Catarina
Bailarinas participam de audição no Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina

Na barra observa-se o nível técnico do candidato. Nos primeiros exercícios, eliminam-se aqueles que visualmente já mostram que não estão dentro dos padrões estéticos do balé: entre eles, a magreza e a postura ereta.

"Queremos ver se o movimento executado foi limpo e como se comporta este corpo dentro do movimento", diz Sylvana. Na fase de exercícios no centro, com sapatilha de ponta, avalia-se a formação do arco do pé e a força. Nos giros, observa-se a rotação das pernas.

Na avaliação física há parâmetros específicos para o balé clássico e outros para a técnica da escola russa. Observam-se, entre outras coisas, a musculatura do candidato, as articulações (se há lesões ou desvios posturais), o percentual de gordura e os potenciais (se a abertura do quadril é favorável à dança clássica e se é flexível).

Os coordenadores lembram que dois bailarinos profissionais do Bolshoi no Brasil (João Paulo Frazão e Stephanine Ricciardi) não foram selecionados na primeira vez que tentaram entrar na escola. Ou seja, os candidatos eliminados devem seguir tentando.

Isabela Loepert, de 16 anos, do Recife, fez a seleção e ficou entre os cinco finalistas (o resultado sai dia 28). "Minha mãe sempre quis que eu tentasse. Aproveitei que estava aqui e me inscrevi", disse. Ela disse que, se não for escolhida, tenta de novo na próxima oportunidade. A menina estuda balé há 8 anos,.

Os jurados da audição do Bolshoi, durante o 26º Festival de Dança de Joinville, eram todos russos. Foi a primeira vez que a banca foi inteiramente do país de origem do Bolshoi. Os estudantes foram avaliados por Nina Speranskaya, ensaiadora responsável pela montagem de "Don Quixote" (apresentada dia 20 no festival) e pelos professores Dmitry Afanasiev e Galina Kravchenko.


Sabrina Seibel/Divulgação
Jurados da audição do Bolshoi, durante o 26º Festival de Dança de  Joinville, eram todos russos
Jurados da audição do Bolshoi, durante o 26º Festival de Dança de Joinville, eram todos russos

Nenhum comentário:

Postar um comentário